Terapia Ocupacional ou Fisioterapia | Uniguaçu Terapia Ocupacional ou Fisioterapia | Uniguaçu

Terapia Ocupacional ou Fisioterapia

Postado em 04/05/2023 às 09h:00

Você sabe qual é a diferença entre a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia? 

Duas áreas da saúde muito parecidas, mas ao mesmo tempo totalmente diferentes. As duas têm em comum o ato de cuidar das pessoas, mas suas funções não são tão parecidas assim.

A Terapia Ocupacional faz parte da área da saúde, da educação e também do contexto social, é o campo que ajuda na reabilitação humana através da recuperação psicomotora que engloba atividades, tecnologias e lazer, assim, auxilia na construção de uma sociedade mais humana e saudável. Já a Fisioterapia é mais voltada para a área da saúde e tem como objetivo cuidar da recuperação de pacientes lesionados por meio dos movimentos e exercícios.

“Apesar de Terapia Ocupacional e Fisioterapia dividirem o mesmo conselho profissional, as duas são profissões distintas. A Fisioterapia trabalha com o movimento do paciente, a Terapia Ocupacional tem um olhar diferenciado, voltado para as atividades do cotidiano, por isso nossa essência é usar da atividade humana, sempre pensando no que esse paciente não consegue fazer ou o que deixou de fazer no seu dia a dia”. Explica a professora de Terapia Ocupacional Andreia Vogelmann.

O tratamento com a Terapia Ocupacional é voltado desde as crianças portadoras de déficit de atenção até idosos com depressão ou traumas, com o intuito ajudar no convívio do paciente em sociedade. 

Algumas atividades do dia a dia, por muitos, são feitas no piloto automático como por exemplo, lavar as mãos, escovar os dentes, pentear o cabelo ou até mesmo segurar o copo. Já outras pessoas precisam de ajuda para desenvolver alguns sentidos ou movimentos para conseguir realizar as atividades simples do cotidiano e é aí que a Terapia Ocupacional entra em ação.

As diferenças de ambas as áreas podem ser um complemento em alguns casos, a Terapia Ocupacional pode agregar muito na Fisioterapia, ou vice e versa. 

“Nós sempre trabalhamos em equipe e o fisioterapeuta sempre agrega muito, olhando a parte mecânica do corpo humano e nós inserimos as habilidades do cotidiano”. Conta Andreia Vogelmann.

O curso de Terapia Ocupacional na Faculdade UNIGUAÇU é uma grande oportunidade para quem deseja trabalhar no ramo, tem duração de 4 anos e os acadêmicos têm aulas práticas e teóricas desde o início das aulas. Sem contar todos os projetos envolvidos, cursos, grupos e oficinas disponíveis durante o curso. 

Para saber mais sobre o curso de Terapia Ocupacional da Faculdade UNIGUAÇU, acesse: https://uniguacu.com.br/cursos-graduacao/terapia-ocupacional/

Compartilhe:

Veja também

O que é neurociência e o que ela...

A neurociência é o campo multidisciplinar que estuda o cérebro, sistema nervoso, medula bem como sua relação com outros aspectos da mente.

Diferentes tipos de dietas e qua...

A escolha de uma dieta eficiente pode ser uma valiosa aliada, no entanto, é importante lembrar que não existe uma dieta perfeita.

Qual exercício fazer primeiro: m...

Cada vez mais indivíduos estão indo às academias em busca de qualidade de […]