A importância dos estágios na graduação | Faculdade UNIGUAÇU A importância dos estágios na graduação | Faculdade UNIGUAÇU

A importância dos estágios para o desenvolvimento do acadêmico durante a graduação

Postado em 04/09/2023 às 09h:00

Toda parte prática de uma graduação tem sua importância e uma das melhores formas de adquirir experiência e prática, é por meio dos estágios. 

Para alguns acadêmicos, o estágio é o primeiro contato com o mercado de trabalho dentro da área escolhida. É fundamental ter essa experiência como um aliado durante o curso, pois esse processo pode auxiliar no desenvolvimento do aluno, para que ele possa entender na prática como futuramente será sua rotina de trabalho após a formação.  

Que os estágios auxiliam os alunos a se identificarem com as possíveis áreas de atuação nós já sabemos, mas você sabia que o estágio também é essencial para a vida acadêmica? 

Ao longo da graduação os trabalhos práticos, seminários e dinâmicas são comuns durante as aulas, mas é realmente durante os estágios que os acadêmicos conseguem colocar em prática tudo o que aprenderam durante as aulas na faculdade. 

Existem três tipos de estágios que podem auxiliar os acadêmicos durante a graduação, são eles:

Estágio curricular/obrigatório 

Normalmente é realizado na própria faculdade ou até mesmo em instituições parceiras, o estágio obrigatório faz parte da grade curricular da graduação. Tem o objetivo de desenvolver experiência durante as aulas, assim colocando em prática o que é visto em aula. 

A carga horária é determinada pela faculdade e o estágio é supervisionado por um professor, para que possa ser realizado um relatório ao fim do estágio, assim documentando a experiência vivida dentro ou fora da faculdade. 

Estágio remunerado

Realizado em empresas ou instituições onde o estagiário e suas funções são remunerados, ou seja, são pagos sob contratos. Muitas empresas optam por esse tipo de trabalho e essa é uma ótima maneira de proporcionar experiência curricular para quem está iniciando em uma área.  

A supervisão é realizada por um profissional da área, que tem como função treinar e ensinar o jovem. A contratação nesse caso também é formalizada por meio de um contrato.

Após o tempo de contrato finalizar, a empresa pode avaliar o desempenho do estagiário durante o período estagiado e oferecer uma vaga de emprego, muitos profissionais começam a carreira profissional dessa forma.

Estágio voluntário 

Não é muito comum, mas em alguns locais é possível encontrar. Nos estágios voluntários o aluno não recebe nenhum valor e esse tipo de estágio pode ou não estar vinculado com a faculdade.

Tanto o estágio obrigatório, como o estágio remunerado trazem benefícios aos acadêmicos, porém eles não são os únicos beneficiados. As empresas parceiras com esse programa encontram nos estagiários futuros funcionários efetivados, mais dispostos, com responsabilidade e com muitas ideias novas, assim melhorando o quadro de colaboradores.

Independente do tipo, é muito importante que o acadêmico participe de estágios durante a graduação, pois assim terá mais chances de ingressar no mercado de trabalho. 

O estágio é uma fase muito importante para o crescimento profissional, pois ao entrar em uma empresa, irá encontrar dificuldades que nem sempre são vistas em sala de aula, portanto, aprender a lidar com os obstáculos e entender como se comportar em um ambiente de trabalho é algo que só é possível durante o dia a dia de trabalho.

Deste modo, o acadêmico irá adquirir um senso de responsabilidade maior do que a vida acadêmica já exige, assim estimulando o desenvolvimento pessoal.

Compartilhe:

Veja também

Engenharia Civil: Por que escolh...

Ter cuidado na hora de comprar os materiais da sua construção, com certeza é uma das partes mais importantes no processo de uma obra...

Quais os benefícios do chocolate...

Uma boa notícia - embora talvez nem seja necessário mais um motivo para se deliciar com um dos alimentos mais adorados do mundo - o chocolate pode realmente trazer benefícios para a saúde.

É possível piorar a postura com ...

A resposta é: infelizmente sim. Isso se dá quando a prescrição dos exercícios é passada de forma inconsequente e negligente.