Terapia Ocupacional durante a gestação | Faculdade UNIGUAÇU Terapia Ocupacional durante a gestação | Faculdade UNIGUAÇU

Terapia Ocupacional: Como a intervenção auxilia durante a gestação

Postado em 09/10/2023 às 09h:00

Durante a gestação ocorrem diversas mudanças no corpo e no cotidiano da mulher. Para ajudar nesse processo repleto de mudanças, a Terapia Ocupacional é uma ótima opção. 

É muito importante que tanto a mulher quanto o seu parceiro, sejam acompanhados por profissionais que possam ajudá-los a compreender melhor o caminho a ser percorrido a partir dali, para que nessa fase ambos saibam sobre cada detalhe que irá mudar na rotina da família. 

O Terapeuta Ocupacional é um dos profissionais que podem fazer parte desse time de pessoas capacitadas para tornar esse período mais confortável. 

Como a Terapia Ocupacional pode ajudar?

A Terapia Ocupacional tem como objetivo trabalhar com a “ocupação humana”, sendo assim esse profissional visa em ajudar as pessoas por meio das atividades do dia a dia (as ocupações) ou seja, é uma forma de facilitar e proporcionar o desempenho das atividades cotidianas de forma independente e com funcionalidade. 

Se pararmos para pensar, as mudanças físicas no corpo da mulher ocorrem durante todo o período gestacional, bem como os hábitos e rotinas envolvendo a gestação.  Quando falamos de mudanças, é importante destacar que até as coisas mais simples podem se tornar desafiadoras nesse período. Sendo assim o terapeuta ocupacional se torna o agente facilitador no processo da realização  dessas ocupações, como: tarefas de autocuidado, atividades  laborais e de lazer, tarefas relacionadas ao gerenciamento do lar e rotinas e ainda adequações nos ambientes a fim de proporcionar independência em um ambiente seguro e adequado. 

Podemos destacar como exemplo de intervenções da Terapia Ocupacional para a gestantes a orientação postural; drenagem linfática e uso da bandagem neurofuncional para evitar edemas; adequação do ambiente evitando riscos como quedas; adaptações para proporcionar a independência nas atividades de autocuidado, como lavar os pés, vestir meias e sapatos entre outras; favorecer uma rotina de cuidados que serão desempenhados com esse novo papel ocupacional, o de mãe; fornecer informações sobre as fases da gestação, parto e o desenvolvimento motor do bebê entre outros.

Para você que tem interesse em cursar Terapia Ocupacional, a Faculdade UNIGUAÇU é sua melhor escolha! Faça sua inscrição para o vestibular pelo site: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-verao-2024/

Encare o futuro!

Compartilhe:

Veja também

A importância de uma boa postura

A postura é um aspecto muitas vezes subestimado, mas desempenha um papel fundamental em nossa qualidade de vida e bem-estar.

Como saber se seu pet está senti...

Você sabe identificar quando seu pet está com dor? Quem nunca perguntou se […]

É possível eliminar celulites co...

A celulite é um problema que afeta muitas mulheres e causa bastante desconforto […]