Medicina Veterinária: Conheça as diversas áreas da graduação
Postado em 16/06/2023 às 09h:00
E aí, ainda está em dúvida de qual graduação cursar?
Normalmente, quando um jovem conclui o ensino médio, ele passa pela fase da dúvida e é natural em consideração os nossos gostos e afinidades. E pensando nisso vamos mostrar as áreas de atuação do curso de Medicina Veterinária para quem ainda está em dúvida, assim conseguir decidir se é essa formação que você deseja.
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), atualmente existem um pouco mais de 80 áreas de atuação para quem deseja seguir por esse ramo e nós separamos 10 áreas para te apresentar.
- Clínica:
Essa área é focada no atendimento dos animais de pequeno e grande porte e se trata das consultas convencionais que auxiliam no cuidado da saúde dos animais no cotidiano, sem contar que pode identificar diagnósticos de possíveis patologias.
- Cirúrgica:
O nome já diz tudo, essa área se trata das cirurgias, aqui os médicos veterinários realizam as operações de diversos animais.
- Anestésica:
Neste ramo, os profissionais se dedicam às anestesias, tratam dos cuidados que é necessário para realizar a aplicação anestésica em animais pequenos, grandes, seja doméstico ou selvagem.
- Produção:
A produção é a área que tem como objetivo aprimorar as técnicas muito utilizadas na pecuária, com foco em melhorar os lucros das empresas envolvidas com o ramo. Sem contar que é uma área muito importante para preservação e bem-estar dos animais, evidenciando a reprodução e buscando melhorar as raças.
- Consultoria:
Neste ramo o foco é voltado para os diagnósticos e projetos que propõem melhorias nos setores de produção e reprodução dos animais. Podendo ser desenvolvidas nos ambientes e em relação aos próprios animais de diferentes raças e portes diferentes.
- Saúde Pública:
Também é possível que o formado em Medicina Veterinária atue na saúde pública, podendo seguir o caminho das Zoonoses, agindo na prevenção das doenças transmitidas entre animais e humanos e também pode atuar nos laboratórios, trabalhando com o desenvolvimento de vacinas e análises.
- Pesquisa:
Outra opção muito boa, é a área de pesquisa, pois é possível que o profissional trabalhe em institutos que tem como objetivo a proteção e segurança de animais selvagens. Além de poder trabalhar com o desenvolvimento de medicamentos, exames e a infinidade de produtos do uso veterinário.
- Ensino:
Os profissionais formados podem optar por seguir carreira e se dedicar ao ato de formar mais médicos veterinários, a área do ensino possibilita que o profissional dê aulas e desenvolva o aprendizado aos que desejam ingressar na Medicina Veterinária.
- Perícia:
Essa é uma área muito importante, não que as outras não sejam, porém os peritos exercem a função da investigação de maus-tratos e crimes contra os animais. Também podem atuar com a organização de concursos e competições, assim são responsáveis por avaliar os participantes e suas condições, como por exemplo, verificando se estão saudáveis e se não foi feito uso de substâncias ilegais.
- Laboratório:
Por fim, o ramo laboratorial tem o objetivo de realizar exames e análises, com o intuito de detectar doenças e também verificar contaminações em solos e água. Vale ressaltar que também é possível atuar com o desenvolvimento de pesquisas de diversas formas, como por exemplo: para diagnósticos, vacinas, medicamentos, tratamentos de patologias e doenças.
Bom, como podemos ver, são muitas áreas disponíveis para quem deseja fazer a graduação de Medicina Veterinária. Então não perca mais tempo, faça sua inscrição para o nosso Vestibular de Inverno 2023 e garanta sua vaga na prova que vai mudar o seu futuro!