Banho pode evitar doenças dermatológicas | Faculdade UNIGUAÇU Banho pode evitar doenças dermatológicas | Faculdade UNIGUAÇU

O banho do pet em casa pode evitar doenças dermatológicas?

Postado em 24/08/2023 às 09h:00

Os cuidados com os animais de estimação são essenciais, portanto o banho do pet é indispensável, pois é capaz de influenciar na saúde e bem-estar do animal. 

Manter a higiene dos animais de estimação é muito importante, o banho com produtos próprios para o uso nos animais se trata de uma forma de cuidado.

Criando o hábito de dar banho nos animais de estimação, os tutores podem não saber, mas estão protegendo os pets das doenças dermatológicas. A sujeira acomulada na pele e no pelo do animal, pode progredir e causar algumas doenças, como por exemplo:

  • Dermatites;
  • Sarna sarcóptica;
  • Micoses;
  • Piodermites.

Normalmente é possível identificar essas doenças logo no início, por meio de algumas características que ficam bem claras no animal, como coceira, irritação, pele avermelhada e perda de pelo na região indicada.

Algumas pessoas não conseguem ter acesso regular ao pet shops para realizar o banho nos pets, mas é possível criar o hábito do banho em casa, desde que seja usado somente produtos de qualidade próprios para animais e realizado em um local seguro. 

O banho no pet deve ser um momento de cuidado e carinho, realizado com calma para não desencadear nenhum desconforto, irritação ou até mesmo gerar ansiedade no animal.

E pensando na importância de realizar a manutenção da saúde do pet, separamos algumas dicas que podem te ajudar a deixar esse momento mais prático para você e mais confortável para o seu animalzinho.

  1. Cuidado com o local do banho

Para começar, pense no local do banho e se atente ao porte do animal para que não seja desconfortável. O box do chuveiro é uma boa opção no geral, é um local fechado e é diretamente no chão. Para animais agitados isso é o ideal, pois mantém a segurança do pet e evita que ele se machuque caso escorregue.  

  1. Separe tudo que irá precisar

O segundo passo é separar tudo que você irá precisar, como: toalha, shampoo, e condicionador (opcional) próprios do animal, e um chumaço de algodão impermeável para proteger as orelhas do mesmo.

  1. Utilize produtos adequados 

Vale ressaltar a importância do uso de produtos específicos para pets, o shampoo, condicionador e sabonete, são formulados  para eles com pH ideais para cuidar da pele e pêlos, caso não seja usado produtos adequados, saiba que corre o risco de gerar dermatopatias, assim, podendo prejudicar a saúde do animal.  

  1. Tenha cuidado com a temperatura da água

Normalmente, nós humanos preferimos a água mais quentinha na hora do banho, porém com os animais é um pouco diferente. No caso dos pets, se a água estiver muito quente pode ressecar a pele e os pêlos, portanto, a água ideal para eles deve ser morna, mais para fria, mas não totalmente gelada.

  1. Comece o banho de baixo para cima

Iniciando o banho de baixo para cima ou melhor dizendo, das patinhas ao dorso, permite que o animal se acostume com a temperatura da água aos poucos, não o assusta, mantém o animal mais calmo, tranquilo e relaxado, assim, facilitando para o tutor. Portanto, a cabeça deve ser a última parte a ser lavada, utilize somente a espuma que restou em suas mãos, sempre tomando muito cuidado para não deixar cair produto nos olhos e boca. 

  1. Cuidado com as orelhas do pet

As orelhas são uma parte muito delicada do banho, por isso utilize algodão para protegê-las, caso entre água ou fique minimamente úmida, pode prejudicar a saúde do animal. Vale lembrar para não aprofundar muito o algodão, pois isso também pode afetar a audição do bichinho.

  1. Não abra mão da secagem 

Digamos que o principal erro de alguns tutores é não secar o pet ao terminar o banho. Após finalizar o banho do seu animal de estimação, não deixe que ele se seque naturalmente, use toalhas secas para tirar o excesso de água e finalize com um secador, assim, você estará evitando  o surgimento de micoses e protegendo seu pet de futuros incômodos.

  1. Tenha calma

Entendo que às vezes você possa estar com pouco tempo e com pressa para dar banho no seu pet, mas sinto em lhe dizer, isso não vai fazer com que ele colabore, até porque ele não entende que você quer fazer isso rápido. Então, tenha calma e procure fazer isso da forma mais prática possível, deixe que o próprio animal assimile o que está acontecendo, mantenha ele confortável e dê muito carinho, para que assim, o momento não se torne complicado.

O banho é essencial para os pets, para muitos deles é um momento de descontração, diversão e/ou relaxamento, então não deixe de lado essa prática, proteja a saúde do seu amiguinho.

Compartilhe:

Veja também

Agricultura orgânica: Método de ...

A agricultura orgânica se trata de um processo de produção de alimentos que foca em práticas mais ecológicas, garantindo saúde para as pessoas e preservando o meio ambiente.

A dieta de um atleta deve ser di...

Muitos indivíduos ficam confusos ao verem algumas estratégias nutricionais utilizadas em diferentes esportes, […]

Administração ou Ciências Contáb...

Tanto a graduação de Administração e a de Ciência Contábeis são cursos parecidos, se envolvem o mundo dos negócios, mas são diferentes.