Dieta Whole30 | Uniguaçu Dieta Whole30 | Uniguaçu

Dieta Whole30

Postado em 18/11/2023 às 11h:00

Essa dieta – que é muito popular no crossfit -, é muito semelhante com a dieta paleolítica, mas essa é para ser seguida durante 30 dias consecutivos.
Essa dieta Whole30 não envolve apenas alimentação, mas também envolve mudança no estilo de vida/hábitos. O indivíduo precisa cortar açúcar, grãos, farinhas, leite e processados, e só pode consumir “o que vem da natureza”.

A base da dieta é proteína (peixes, frutos do mar, ovos, carnes) e pede para evitar carnes processadas. Recomendam-se frutas (cereja, kiwi, melão, morango, limão, amora, framboesa, mirtilo, ameixa) e vegetais, o que é ótimo. Além de recomendar que seja consumido tudo orgânico, vegetais da estação, etc. Mandioca, cenoura, brócolis e batata são liberados. Não é necessariamente uma dieta low carb mas, com base nas recomendações feitas pela dieta, acaba ficando mais low carb. Recomendam “gorduras boas” (oleaginosas, óleo de coco, azeite de oliva, manteiga Ghee) e falam mal dos óleos vegetais.

Pode te interessar também: Efeito sanfona

O problema dessa dieta está justamente na proibição do consumo de grãos, de leguminosas e de laticínios, que são bem saudáveis. No site, os criadores da Whole30 afirmam que essa não é uma dieta voltada para a perda de peso, e mandam não se pesarem, é voltado para a mudança de hábito alimentar.
Fazem também recomendações referentes ao antes (mandam comer proteína com gordura 20 minutos antes do treino, o que não faz sentido e pode até prejudicar a performance) e depois (15-30 minutos depois, no máximo) do treino (Cross).

Só há três estudos científicos sobre Whole30, sendo que um deles é para avaliar impacto na emissão de gases de efeito estufa (Whole30 é a que mais emite). Outro estudo apenas cita que a Whole30 é uma dieta restritiva que elimina grãos e leguminosas (críticas).

O último estudo diz que, com base na opinião de especialistas sobre dietas da moda nos EUA serem melhores ou não para perda de peso, diz que a Whole30 é uma das mais populares para a perda de peso (em 2021 ela foi considerada a trigésima quinta, de 39 dietas, em nível de eficácia, ou seja, foi ruim).

Texto por: Pietra Fogaça – Nutricionista

Compartilhe:

Veja também

Outubro Rosa: a saúde da mulher ...

Câncer é um diagnóstico difícil de digerir, uma palavra difícil de ser dita, e muitas pessoas evitam até pronunciá-la...

Psicopedagogia: Uma área promiss...

A psicopedagogia tem como foco, é compreender como aprendemos tanto ao longo da vida, pois estamos em constante evolução desde que nascemos.

É possível corrigir a escoliose?

Sim, é possível corrigir essa má formação, mas o sucesso do tratamento depende de uma série de fatores,