Educação Física: Ginástica Laboral | Faculdade UNIGUAÇU Educação Física: Ginástica Laboral | Faculdade UNIGUAÇU

Educação Física: Benefícios da atividade física no trabalho

Postado em 23/06/2023 às 09h:00

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o conceito de qualidade de vida tem base em três eixos, são eles: sociocultural, bem-estar físico e psicológicos, e no ato de praticar exercícios físicos é possível encontrar esses três pilares. 

Logo, podemos afirmar que estimular a prática de exercícios físicos nas empresas é muito importante, pois traz diversos benefícios aos trabalhadores e também ao estabelecimento. 

E cada vez mais tem se tornando comum a prática de atividades físicas dentro do expediente de uma empresa. Para o estabelecimento é muito benéfico ter compromisso com a saúde do seu funcionário. 

Por isso, com o passar do tempo, as grandes instituições estão estimulando cada vez mais os seus funcionários a prática de exercícios, até porque é uma maneira de desenvolver o foco, a concentração, diminuir a sonolência, gerar interação na equipe, que consequentemente  pode resultar em uma transformação no ambiente de trabalho.

E pensando nisso está sendo introduzida em empresas mais conscientes a prática regular da ginástica laboral, que se trata de um conjunto de exercícios próprios para o ambiente de trabalho. 

A ginástica laboral pode abordar: 

  • Atividades preparatórias: Podem auxiliar muito quando um novo funcionário ingressa na empresa, pois é uma forma de trabalhar a mente do colaborador, despertar o ânimo e alongar os músculos para o dia a dia de trabalho; 
  • Atividade de relaxamento: Vai ajudar a controlar a ansiedade, desacelerar e acabar com o estresse do ambiente;
  • Exercícios de prevenção: Foca em desenvolver o condicionamento físico e aumentar a resistência dos funcionários; 
  • Exercícios compensatórios: Estes são específicos para finalizar o dia de trabalho, é ativado os músculos que não foram utilizados e ao mesmo tempo trabalha o relaxamento dos que foram usados durante o expediente;
  • Exercícios corretivos: Esse tipo de atividade pode auxiliar profissionais que tem funções que podem causar desequilíbrio ergonômicos, então reforça os músculos, resistência e previne lesões.

A ginástica laboral tem se tornado uma tendência na área da Educação física, por trazer muitos benefícios aos negócios de diversas áreas do mercado e isso acabou sendo reconhecido pelos recursos humanos de grandes empresas depois de alguns testes que resultaram em reduções de gastos com ausências, afastamentos e  aposentadorias por invalidez.

Cuidar da saúde dos seus colaboradores, também faz parte do cuidado que você tem com sua empresa! 

E para você que tem interesse em cursar Educação Física esse é o seu momento! Faça sua inscrição da prova do Vestibular de Inverno agendado e garanta o seu futuro aqui na faculdade UNIGUAÇU! 

Compartilhe:

Veja também

Enfermagem: Como funciona o aten...

Você já teve uma consulta médica sem sair de casa? Não! Então se […]

Como identificar os sinais de fo...

É importante entender que fome e apetite são distintos. Fome é caracterizada pela redução energética de estoque, já o apetite é uma questão de desejo.

Como ganhar músculos e construir...

A hipertrofia consiste no aumento do tamanho das fibras musculares, resultado do estresse mecânico provocado por exercícios resistidos.