Enfermagem no parto humanizado | Faculdade UNIGUAÇU Enfermagem no parto humanizado | Faculdade UNIGUAÇU

Enfermagem: A importância da atuação do enfermeiro no parto humanizado

Postado em 24/07/2023 às 10h:00

Os profissionais da área de enfermagem, são importantes em todas as áreas que envolvem a saúde, mas sua atuação nos partos humanizados acabam se destacando. 

O momento de dar a luz, para uma mulher é um dos mais importantes na vida de uma pessoa que sempre quis ter a experiência da maternidade. Mas com o passar do tempo os avanços da medicina foram surgindo, com o objetivo de melhorar as condições da saúde durante uma gestação. 

Porém durante esses avanços, as vontades das mães foram ficando de lado, por isso o parto humanizado surgiu, com o foco de priorizar as escolhas da mulher e a enfermagem realiza um belo trabalho em auxiliar as mães nesse momento tão esperado.

Os partos humanizados são a opção de muitas mulheres, pelo fato de nesse método ser respeitada a vontade da mulher e do bebê, tanto como necessidades fisiológicas e psicológicas ou emocionais. Então isso quer dizer, que nem todos os partos normais são humanizados, da mesma forma que é possível que uma cesariana possa ser humanizada. 

Portanto, o objetivo do método é usar menos procedimentos e auxiliar a gestante a dar a luz de uma forma mais natural e confortável possível. Muitas pessoas, por falta de informação, pensam que o porto humanizado se trata de um método que acontece em um ambiente íntimo, com banheira, chuveiro ou piscina. 

Mas não é isso que determina um parto humanizado, essa técnica é muito mais que um simples momento em uma banheira com água quentinha e luzes baixas, pois não se trata a via que é realizado o parto, mas sim, dá assistência que a gestante recebe, onde as decisões do sobre o parto são prioridades, são ouvidas, são compartilhadas entre si e respeitadas acima de tudo. 

Benefícios que o parto humanizado proporciona às mulheres que optam por esse método são: 

  • Liberdade para tomar decisões referente ao seu corpo
  • Diminui o risco de infecção
  • Diminui o risco de morte 
  • Aumenta o vínculo afetivo da mãe com o neném
  • Melhora o estímulo na amamentação 
  • Diminuiu riscos de problemas mentais no pós-parto
  • Recuperação mais rápida 

E uma das especializações que existem na área da saúde é a enfermagem obstétrica, neste ramo, os profissionais podem dar assistência integral durante a gestação de uma mulher. Acompanhando as consultas, o parto, pós-parto, a amamentação, os cuidados e os primeiros dias de vida do bebê.

As funções dos enfermeiros obstetras (EO’s) é essencial e insubstituível, pois os cuidados que esse profissional exerce é realizado com dinamismo, fazendo com que as vontades, saberes da mulher sejam vinculados com o conhecimento científico da área e proporcione a autonomia pelas decisões. O que de fato, ajuda a reduzir a ansiedade, acaba encorajando e dando mais conforto e segurança para a gestante. 

Esse atendimento é muito especial e muda completamente o processo de uma gestação. Assim, aqui na Faculdade UNIGUAÇU o curso de enfermagem pode te ajudar a dar o primeiro passo em busca dessa especialização. 
Não perca mais tempo, agende sua prova do vestibular no site: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023/ e faça seu futuro acontecer!

Compartilhe:

Veja também

Treino de glúteos – quais ...

Treinos de glúteos desempenham um papel fundamental na biomecânica do corpo humano,  no desempenho esportivo e na prevenção de lesões.

Tudo sobre o processo de bulking

O bulking é uma fase em que o indivíduo - atleta ou não - visa aumento de massa muscular, minimizando o ganho de gordura corporal. 

Está dormindo mal? Saiba os male...

Dormir mal pode ter impactos negativos, afinal, o sono é uma parte essencial da vida, fundamental para a saúde física, mental e emocional.