Equoterapia ajuda pessoas com deficiência | Faculdade UNIGUAÇU Equoterapia ajuda pessoas com deficiência | Faculdade UNIGUAÇU

Equoterapia: A terapia inovadora que promove o equilíbrio físico e mental

Postado em 03/07/2023 às 13h:00

Você sabia que existe um método terapêutico que é realizado com cavalos?

Quem convive com animais sabe o quanto eles são especiais e fazem a alegria do ambiente todos os dias. Entendendo isso, pesquisadores e profissionais da saúde perceberam que alguns animais podem auxiliar profissionais que buscam por melhorias nos tratamentos de pessoas portadoras de alguma deficiência ou condição especial, assim, unindo o útil ao agradável, a equoterapia proporciona qualidade de vida para muitas pessoas, por meio da terapia assistida com cavalos.  

A Equoterapia é um método terapêutico, que tem como foco auxiliar na área da saúde, educação e equitação, onde é possível trabalhar no desenvolvimento do biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

O cavalo tem uma certa semelhança com o ser humano, ele é o único animal que possui movimentos tridimensionais, se assemelhando com a marcha humana, assim, uma pessoa que não anda ou tem limitações, ao cavalgar de cavalo tem a sensação de estar caminhando e assim é possível estimular o movimento do corpo, o equilíbrio e a coordenação. Enquanto montado, a pessoa consegue ter a sensação de liberdade, autonomia e independência, gerando mais confiança.

O médico veterinário, professor e especialista em clínica médica, cirúrgica e anestesiologia de grandes animais que atua no Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola, Luiz Fernando Cardoso Labre, explicou como a equoterapia pode auxiliar o paciente. “A andadura do equino promove ganhos motores e também estimula o funcionamento cerebral para quem pratica, então temos regulações das funções corporais, também por impulsos nervosos endócrinos”. 

Com a prática da Equoterapia, os benefícios são evidentes, tanto psíquicos, educacionais ou físicos, sendo indicados para os seguintes casos: 

  • Doenças neurológicas, ortopédicas, genéticas, musculares; 
  • Doenças mentais, distúrbios;
  • Sequelas de traumas e cirurgias;
  • Distúrbios de linguagem e aprendizagem.

Vale ressaltar que é muito importante manter os cuidados dos animais que auxiliam nos tratamentos. “Os equinos destinado a equoterapia precisa de cuidados, assim como os cavalos atletas, então precisa de avaliações periódicas, da biomecânica, ortopédica, exames clínicos, hemogramas, vacinação, exames bioquímicos e controle de parasitoses e todos os manejos de mais necessidades”, ressaltou o médico veterinário Luiz Fernando Cardoso Labre. 

E para manter todos os cuidados necessários, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola conta com um atendimento exclusivo para equinos e está a disposição, com estrutura, equipamentos e profissionais de excelência, entre em contato pelo fone: (45) 3565-3037.

Já para você que deseja dar o primeiro na sua carreira, o curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNIGUAÇU é a sua melhor opção! Agende sua prova no site: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023/

Compartilhe:

Veja também

Dicas para manter o foco nas férias

Período de férias começando, mas não podemos deixar a rotina de estudos de […]

10 exercícios para ganhar massa ...

A conquista e manutenção da massa muscular está relacionada tanto em questão à intensidade dos treinos quanto à uma alimentação adequada.

Tudo sobre a regulação do apetite

Vários neurotransmissores influenciam no comer e na sinalização da fome. Saiba tudo sobre a regulação do apetite.