Jejum Intermitente: saiba como funciona e se é para você
Postado em 18/04/2023 às 16h:00
O jejum intermitente é uma estratégia alimentar que tem se tornado cada vez mais popular e que consiste em alternar períodos de alimentação com períodos de jejum, com o objetivo de promover a perda de peso, melhora da saúde metabólica e aumento da longevidade.
Como dito, um dos seus principais benefícios é o emagrecimento, isso acontece porque ao restringir a alimentação a um período específico é mais fácil controlar a quantidade de calorias consumidas, o que pode levar a reduções nas medidas corporais. Além disso, é possível melhorar a sensibilidade à insulina, o que pode ter efeitos positivos na saúde metabólica, redução do risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, melhorias no humor, na cognição e no sono.
É importante lembrar que é necessário consultar um profissional especialista antes de iniciar essa prática e que cada pessoa pode reagir de maneira diferente.
Pode te interessar: Dieta Low Carb: O que é? Quais seus benefícios?
O jejum intermitente é uma estratégia que causa polêmica, mas que se feita corretamente apresenta ótimos resultados. Não é uma dieta que dita exatamente o que você deve comer, mas sim o período ideal para as refeições.
O período pode variar de 10 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana, a definição desses parâmetros depende da adaptação e do histórico de saúde de cada paciente.
Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação.
Exatamente nesses períodos que a escolha da alimentação será fundamental para um bom resultado, portanto, a alimentação deve manter-se saudável e equilibrada. Durante a janela busque por uma alimentação livre de açúcar, glúten, leite e derivados. Para conseguir todos os benefícios, a estratégia mais comum para iniciar é ficar sem comer por 14 ou 16 horas, apenas ingerindo líquidos. É comum nos primeiros dias sentir muita fome, mas nos dias seguintes o corpo acaba se acostumando, tornando o processo mais fácil.
Ver também: Consigo emagrecer caminhando?
Vale reforçar que este estilo de vida só é aconselhado para pessoas saudáveis e, ainda assim, é necessário o consentimento e apoio de um médico especializado para garantir que seja bem feito e faça bem para a sua saúde.
Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação
(exceto Medicina do Esporte).
Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!