Memória muscular | Uniguaçu Memória muscular | Uniguaçu

Memória muscular

Postado em 29/07/2023 às 09h:01

Para que aconteça a hipertrofia muscular é necessário constância visto que é um processo crônico. Entretanto, ao parar o treinamento irá sofrer o efeito do destreinamento e perderá um certo grau de massa muscular.
De fato, provavelmente você já deve ter percebido que indivíduos treinados podem recuperar a sua massa muscular de forma mais rápida ao recuperar a rotina nos treinos, sendo este fenômeno chamado de “memória muscular”.

A memória muscular, de forma didática, é como se o seu músculo preservasse um efeito do treinamento na célula muscular; ao realizar a volta aos treinos você recupera sua condição inicial, uma vez que seu músculo possui aquela alteração previamente estabelecida no período em que você estava consistente no treinamento.

Por muito tempo acreditava-se que o mecanismo da memória muscular era devido à adição de mionúcleos de células satélites. Tal mecanismo foi sugerido por um elegante artigo em 2009 que mostrou em modelos animais que os mionúcleos adquiridos no período do treinamento através das células satélites, não eram perdidos com o destreinamento (1). Portanto, ao voltar ao treinamento com uma maior quantidade de mionúcleos tal alteração irá potencializar a síntese de proteínas, podendo contribuir para que a hipertrofia anterior seja alcançada de forma mais rápida.

Entretanto, apesar do racional bastante plausível uma recente revisão com meta análise mostrou que em humanos os mionúcleos são instáveis e tendem a ser perdidos com o destreinamento (2). Sendo uma alternativa mecanicista para a memória muscular:  a epigenética.

Tem sido sugerido que homens treinados, ao cessar o treinamento, podem mantém uma alteração epigenética que favorece a síntese de proteínas ao voltar o treinamento. Sendo que tal alteração contribuiu para o reganho de massa muscular ao voltar ao treinamento (3). De fato, ao analisar os genes do tecido muscular através da biopsia dos participantes, os autores verificaram que o músculo preserva uma forma de memória do treinamento através da epigenética. Essa que contribui para que o processo de hipertrofia ao voltar ao treinamento seja mais rápido, sendo possivelmente o principal mecanismo da memória muscular.

Conteúdo por: Diogo Palumbo

Referências:

1 – BRUUSGAARD, Jo C. et al. Myonuclei acquired by overload exercise precede hypertrophy and are not lost on detraining. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 107, n. 34, p. 15111-15116, 2010.

2 – RAHMATI, Masoud; MCCARTHY, John J.; MALAKOUTINIA, Fatemeh. Myonuclear permanence in skeletal muscle memory: a systematic review and meta‐analysis of human and animal studies. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, v. 13, n. 5, p. 2276-2297, 2022.

3 – SEABORNE, Robert A. et al. Human skeletal muscle possesses an epigenetic memory of hypertrophy. Scientific reports, v. 8, n. 1, p. 1898, 2018.

CUPOM DE DESCONTO



Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação (exceto Medicina do Esporte).

Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!

Compartilhe:

Veja também

Qual a diferença entre levantame...

Se você é um adepto da musculação já se deparou com os exercícios levantamento terra, stiff e romeno. Mas qual a diferença entre eles?

Emagrecimento: mitos e orientações

A pressa para emagrecer é um aliado ou um tiro no pé? Muitas pessoas estão focadas em emagrecer rápido e acabam usando estratégias extremas.

Especial Páscoa: entenda porque ...

O chocolate possui a substância chamada teobromina, que é tóxica para os pets.