Novo estudo “comprova” que a suplementação de BCAA é eficaz, será?
Postado em 21/06/2023 às 16h:33
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) constituído pela leucina, valina e isoleucina são aminoácidos essenciais que ingeridos após o exercício de força pode estimular a síntese de proteínas musculares e contribuir para um balanço de nitrogênio positivo. Um balanço de nitrogênio, a longo prazo, pode contribuir para o aumento da massa muscular esquelética.
É sempre bom lembrar que os BCAAS estão facilmente encontrados na dieta pois são amplamente distribuídos nas fontes de proteína como podemos ver nessa tabela abaixo.
Um estudo recém-publicado examinou a interação entre a suplementação de BCAA + carboidratos nas taxas de síntese proteica muscular após o exercício de força.
10 homens treinados tomaram 36 g de carboidratos + 5,6g de BCAA ou 34,7g de carboidratos após uma sessão de leg unilateral.
As taxas de síntese proteica muscular foram medidas por infusão constante de fenilalanina e coleta de biópsias musculares foram coletadas antes e 4 horas após as bebidas com a suplementação.
Nos resultados, as concentrações de insulina foram semelhantes em ambos os grupos e a taxa de síntese proteica miofibrilar foi aproximadamente 15% maior no grupo BCAA + Carboidrato do que o grupo que tomou BCAA sozinho.
A proposta do estudo foi justamente avaliar o impacto fisiológico que esses aminoácidos possuem em resposta onde os resultados apoiam indiretamente o estímulo da síntese de proteínas musculares, mas sem uma fonte exógena com outros aminoácidos essenciais, a amplitude desse aumento agudo não é maximizada.
O estudo não teve como finalidade trazer aplicações práticas mas sim aprofundar e deixar claro o papel fisiológico que esses aminoácidos possuem. Portanto, não é possível nenhum tipo de extrapolação com finalidade e aplicabilidade do uso de BCAA na prática clínica em um cenário pós exercício visando hipertrofia muscular.
Pensando em aplicabilidade, não faz muito sentido suplementar aminoácidos de cadeia ramificada quando já se tem um ótimo consumo de proteínas mais completas como frango, peixe, leite, whey, soja ou blend de proteínas vegetais.
Texto por: João Paim – Nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva.
REFERÊNCIA:
Co-Ingestion of Branched-Chain Amino Acids and Carbohydrate Stimulates Myofibrillar Protein Synthesis Following Resistance Exercise in Trained Young Men. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolis 2023.
Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação (exceto Medicina do Esporte).
Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!