O que é a ozonioterapia? | Uniguaçu O que é a ozonioterapia? | Uniguaçu

O que é a ozonioterapia?

Postado em 29/08/2023 às 10h:21

Você já ouviu falar na ozonioterapia?
A ozonioterapia é um procedimento médico alternativo que tem gerado repercussão, controvérsias e polêmicas. 

Baseada no uso terapêutico do ozônio, uma forma de oxigênio altamente reativa, essa abordagem tem sido promovida como solução para uma ampla gama de aplicações. No entanto, sua eficácia, mecanismos de ação e segurança têm sido temas de debate e investigação.

Mas o que ela é, o que trata, como é feita e quais seus riscos?

A ozonioterapia é uma terapia que ainda está em fase de pesquisa, e não há evidências científicas conclusivas sobre sua eficácia para todas as indicações. É um método optativo e complementar que utiliza o ozônio medicinal para tratar algumas patologias.

O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio, que é produzido por equipamentos especializados e administrado por diversas vias. A terapia pode ser aplicada de várias maneiras, incluindo a injeção de uma mistura de oxigênio e ozônio diretamente no corpo (ozonioterapia sistêmica), a aplicação tópica de óleos ozonizados, a infusão de ozônio em soluções salinas para administração intravenosa e até mesmo inalação de ozônio em concentrações muito baixas.

Apesar do método promete tratar inflamações, infecções, dificuldade de cicatrização, estimulação do sistema imunológico e outros, e apesar das promessas o método é criticado por falta de evidências científicas de sua eficácia e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária )  não reconhece sua eficácia.

Importante: Mesmo em meio às polêmicas, no dia 07/08/2023 seu foi autorizado perante lei o uso como tratamento complementar em todo o território nacional, tornando a regra mais abrangente que anteriormente, quando dependia das normas de cada categoria.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/comunicado-a-imprensa

ALEGAÇÕES DE BENEFÍCIOS

Defensores da ozonioterapia afirmam que ela pode ser eficaz no tratamento de uma variedade de condições, incluindo doenças infecciosas, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, distúrbios musculoesqueléticos e até mesmo câncer.

BASE CIENTÍFICA E CONTROVÉRSIAS

Apesar das alegações entusiasmadas, a ozonioterapia ainda é objeto de debates científicos e controvérsias. A falta de estudos clínicos rigorosos e bem controlados que demonstrem sua eficácia limita a validade de muitas das alegações feitas por seus defensores. Enquanto alguns estudos sugerem benefícios potenciais em algumas aplicações, outros não encontraram resultados consistentes.

Devido à falta de uma base robusta de estudos científicos que comprovem a eficácia e sua segurança, os potenciais efeitos colaterais dessa abordagem ainda não estão bem esclarecidos. No entanto, é importante ressaltar que a aplicação da técnica por profissionais sem a devida qualificação ou fora de seu campo de atuação pode acarretar em riscos para a saúde.

Além disso, a ozonioterapia não está isenta de riscos. A inalação de ozônio em concentrações mais elevadas pode ser prejudicial para os pulmões e o sistema respiratório. Efeitos colaterais como dor local na área da injeção, irritação nos pulmões e reações alérgicas também foram relatados.

Como em qualquer tratamento médico, é fundamental que os pacientes consultem profissionais de saúde qualificados e confiáveis antes de buscar esse tratamento. Enquanto as pesquisas continuam a explorar seus mecanismos de ação e eficácia, a ozonioterapia permanece no centro de um debate complexo entre suas potenciais vantagens e riscos.

Leia também: Suplementos alimentares substituem a alimentação?

Compartilhe:

Veja também

A importância dos exercícios fís...

Analisando os benefícios da prática de exercícios na redução dos sintomas da ansiedade ficou comprovado que essa é sim uma intervenção eficaz.

Os benefícios da Engenharia de S...

Com o passar do tempo temos acompanhado os grandes avanços da tecnologia em todas as áreas possíveis e uma delas é muito importante, a Medicina, pois se trata de cuidar e salvar vidas.

O que faz um médico do esporte?

Um médico do esporte é um profissional especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões relacionadas à prática de esportes.