Quais alimentos são inflamatórios? | Uniguaçu Quais alimentos são inflamatórios? | Uniguaçu

Quais alimentos são inflamatórios?

Postado em 15/05/2023 às 11h:55

É de comum conhecimento a importância de priorizar uma dieta saudável no dia a dia, fornecendo ao seu corpo os nutrientes necessários e optando por alimentos que não causem inflamação para manter uma saúde em equilíbrio.
Optar por alimentos não inflamatórios significa evitar aqueles que contêm substâncias nocivas e que podem levar a doenças crônicas.

A inflamação é uma resposta do sistema imunológico que atua como uma forma de proteção ao organismo. Geralmente, ocorre após traumas ou quando estamos expostos a condições como infecções, alergias e doenças autoimunes. No entanto, certos alimentos também podem desencadear essa resposta.

Em grande parte dos casos, essas comidas são produtos industrializados que passam por processos de adição de corantes, aromatizantes, flavorizantes e conservantes, componentes utilizados para preservar a durabilidade e o sabor.

Essas substâncias desencadeiam uma resposta defensiva no corpo, levando a sintomas como azia, sensação de estufamento, gases, inchaço abdominal e retenção de líquidos.
Algumas pessoas também podem experimentar dores nas articulações e nos músculos, crises de enxaqueca, além de sintomas relacionados à rinite e sinusite.

Qual é a importância de combater a inflamação?
A presença de alguma inflamação indica que o corpo está lutando para restabelecer a ordem perturbada por alguma razão. Geralmente, os sintomas como inchaço e febre desaparecem após algumas horas ou dias, caracterizando-se como aguda.
No entanto, quando a inflamação se torna crônica e causa danos aos tecidos, surgem desafios e doenças graves.

Então, o que fazer? Além de procurar um profissional qualificado e iniciar um tratamento o mais cedo possível, as escolhas de estilo de vida podem desacelerar significativamente ou interromper a continuidade da inflamação.
Uma das mudanças mais importantes a se fazer é em relação à dieta.

Para te ajudar a criar uma dieta mais saudável, segue uma lista de alimentos que causam inflamação, destacando os principais motivos para limitar seu consumo excessivo.

  • Açúcar refinado e alimentos processados que contenham altos níveis de açúcar 
  • Laticínios integrais e queijos gordurosos
  • Farinhas refinadas e produtos de panificação feitos com farinha branca
  • Bebidas açucaradas e refrigerantes
  • Álcool e bebidas alcoólicas
  • Adoçantes artificiais
  • Alimentos fritos e alimentos ricos em gorduras trans (fast foods e margarina)
  • Alimentos ultraprocessados à base de carnes (defumados e embutidos)
  • Alimentos ricos em glúten
  • Alimentos processados e pré embalados com aditivos e conservantes artificiais.

Lembre-se de que uma dieta equilibrada e variada, rica em frutas e vegetais frescos, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Além disso, cada pessoa é única e pode responder de forma diferente a certos alimentos, por isso é importante prestar atenção em como você se sente depois de comer certos alimentos e fazer ajustes conforme necessário.

CUPOM DE DESCONTO



Você acaba de ganhar um SUPER DESCONTO para se especializar em um dos nossos cursos de Pós-Graduação (exceto Medicina do Esporte).

Fale agora com nossos consultores clicando no cupom e tire todas suas dúvidas!

Compartilhe:

Veja também

Para que serve o exercício rosca...

A rosca scott é um exercício de musculação que se concentra principalmente no desenvolvimento dos músculos do braço, especialmente o bíceps braquial.

Entenda a importância dos medica...

A farmacoterapia no tratamento da obesidade pode ser considerada se os pacientes tiverem IMC de 30 kg/m² ou comorbidades relacionadas ao excesso de peso.

Entendendo o diabetes

O diabetes mellitus pode ser caracterizado como um quadro de hiperglicemia que é causado por algum desses fatores: redução da secreção do hormônio insulina, ou redução da ação da insulina nos tecidos ou então o somatório desses dois fatores.