Terapia Ocupacional: Auxilio no Alzheimer | Faculdade UNIGUAÇU Terapia Ocupacional: Auxilio no Alzheimer | Faculdade UNIGUAÇU

Atuação da Terapia Ocupacional no tratamento de Alzheimer, entenda os benefícios

Postado em 04/08/2023 às 12h:00

A Terapia Ocupacional é uma área muito importante para diversos segmentos da saúde. E para as pessoas que sofrem com o Alzheimer, o terapeuta ocupacional é essencial durante o tratamento, pois esse é o meio que possibilita diversos benefícios.

A área trabalha visando 3 segmentos, as pessoas, o ambiente e a ocupação, fazendo com que o paciente lide com suas ocupações em qualquer ambiente, quando um se agrega no outro, os segmentos podem se transformar na combinação perfeita para diversos casos e um deles é o Alzheimer. 

No caso da demência, a Terapia Ocupacional aborda pontos fundamentais para melhorar o tratamento, estabelecendo um ligamento direto entre o paciente e a doença, o que é muito importante, para que o paciente e a família entenda como lidar com as situações que a doença cria no dia a dia.

Na fase inicial da doença, o terapeuta ocupacional tem como objetivo ajudar o paciente, o cuidador e também os familiares, com a adaptação no ambiente, assim garantindo a segurança do paciente. Sem contar que aos poucos podem vir auxiliar com situações que costumam influenciar no cotidiano, como por exemplo: 

  • Atividades da vida diária, utilizando técnicas para ajudar na alimentação ou na higiene;
  • Atividades terapêuticas, que podem estimular sentidos motores, emocionais, sensoriais ou cognitivos;
  • Auxilia a melhorar a interação e comunicação com outras pessoas;
  • Continua desenvolvendo e estimulando o paciente a ir de encontro com seu desejos, conciliando com suas necessidades e suas condições;
  • Disponibiliza apoio ao cuidador ou familiares do paciente, possibilitando que se adequem à nova realidade.

Assim, é possível melhorar as condições de vida de quem precisa conviver com o Alzheimer. Já com os casos mais avançados da doença, as técnicas podem mudar um pouco, pois demanda um pouco mais de atenção e recursos para tratar os sintomas da demência.

Se a demência progredir, o papel do terapeuta ocupacional vai um pouco além, porque é necessário garantir cada vez mais o bem-estar do paciente. Então, a partir desse momento, será trabalhado com mais treinamentos de atividades sensoriais, fazendo repetições que podem aumentar a qualidade de vida da pessoa. Dessa forma concluímos, que o papel do terapeuta ocupacional no tratamento do Alzheimer é essencial tanto para paciente, quanto para os familiares. 

E para você que deseja ingressar na graduação de Terapia Ocupacional, esse é o seu momento! 

O vestibular agendado 2023 está chegando ao fim e você não pode perder mais tempo, agende a sua prova pelo site: https://uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023/ e garanta a vaga que vai mudar o seu futuro.

Compartilhe:

Veja também

O que é Nutrição Funcional?

A nutrição funcional é uma abordagem da nutrição que visa promover a saúde […]

Educação Física: Benefícios da a...

Com o passar do tempo, as grandes instituições estão estimulando cada vez mais os seus funcionários a prática de exercícios...

Educação Física: conheça as área...

Para você que está pensando em estudar ou já estuda Educação Física saiba que a área é repleta de oportunidades.