Clube do Livro - Faculdade UNIGUAÇU Clube do Livro - Faculdade UNIGUAÇU

Faculdade UNIGUAÇU desenvolve a capacidade crítica dos acadêmicos com Clube do Livro exclusivo

Postado em 28/06/2023 às 10h:36

A criação de um clube do livro em uma instituição de ensino pode desempenhar um papel significativo no estímulo ao hábito da leitura, na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos acadêmicos. Um clube do livro é um espaço de encontro, discussão e compartilhamento de experiências literárias, onde os participantes têm a oportunidade de explorar diferentes gêneros literários, expandir seus horizontes culturais e aprofundar sua compreensão do mundo.

E é com muito orgulho que comemoramos a existência de mais um projeto incrível na Faculdade UNIGUAÇU. O Clube do Livro da instituição conta com a colaboração de professores, direção pedagógica e acadêmicos da IES e iniciou as atividades no primeiro semestre de 2022. Os encontros para leitura e análises das obras acontecem de forma quinzenal ou mensal, em dias alternados às 21h no auditório da Faculdade UNIGUAÇU. Nos encontros, os participantes são recebidos com café e lanches, e posteriormente as atividades sobre a leitura. Em 2022 foram lidas e discutidas as seguintes obras: A Revolução dos Bichos (George Orwell), Quem mexeu no Meu Queijo (Spencer Johnson), 1984 (George Orwell) e O Príncipe (Nicolau Maquiavel). Agora, em 2023 novos livros estão sendo abordados no projeto.

Uma das professoras responsáveis pelo Clube do Livro, Dra. Maria Roseli Castilho Garbossa, explicou o objetivo do projeto.

“O Clube do Livro da Faculdade UNIGUAÇU busca o desenvolvimento de leitores atentos, ativos, críticos e capazes de lançar gestos interpretativos com a clareza de que os sentidos podem ser sempre outros, mas não qualquer um. Os encontros acontecem de forma presencial com intervalos de aproximadamente 30 dias. Na oportunidade, são realizadas leituras coletivas, debates e discussões das obras lidas com antecedência. O clube conta, no momento, com mais de 100 acadêmicos participando ativamente das atividades”.

A professora Drd. Solange Marilene Melchior do Prado que também está à frente do projeto ressaltou que é por meio das discussões e dos debates em grupo, que os participantes aprendem a expressar suas opiniões. “Eles conseguem argumentar com embasamento e a compreender diferentes perspectivas. Essas habilidades são transferíveis para outras áreas do conhecimento e para a vida profissional, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, do pensamento crítico e da empatia”.

O professor Dr. Fábio Aristimunho Vargas, explicou que é por meio do estímulo à leitura, que o Clube do Livro da Faculdade UNIGUAÇU busca fomentar o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e o debate de opiniões. “Com ele, pretendemos formar cidadãos e profissionais com um amplo repertório cultural, capazes de conversar sobre qualquer assunto e de desenvolver opinião crítica sobre qualquer aspecto da realidade”.

Mais que um Clube do Livro!

Nesse sentido, o Clube do Livro da Faculdade UNIGUAÇU tem como objetivos compreender a leitura como um processo discursivo que se constitui a partir de dadas condições de produção como: contexto histórico, social e ideológico, situação e interlocutores. E também possibilitar o desenvolvimento da capacidade leitora crítica dos acadêmicos envolvidos.

“O Clube do Livro sempre foi um projeto muito desejado e esperado por mim e por vários membros da instituição, e vê-lo, hoje, em pleno funcionamento, cada vez com mais integrantes, mais trocas de conhecimento, cultivando novas amizades e podendo estar envolvida nessa energia gostosa é muito gratificante. Tudo isso nos motiva a ir, mais e mais, em busca de novas ideias de aperfeiçoá-lo e ampliá-lo de forma que não só a comunidade acadêmica se beneficie dele, mas a sociedade, como um todo, também. Afinal: “Ler aguça os sentidos, amplia horizontes, mostra diferentes ideias, perspectivas e nos torna seres humanos melhores!” (Autor desconhecido), explicou a responsável pela biblioteca da instituição, Fabiana Wychoski.

Com a participação dos acadêmicos, alguns em especial conseguem integrar além dos encontros, ajudando na identidade visual do clube, como foi o caso da acadêmica do 9° período de Agronomia, Eduarda Yasmin Nunes de Souza.

“Eu tive a oportunidade de criar a identidade do Clube do Livro, sempre gostei de desenhar e poder estar concorrendo a oportunidade de “criar” a logo do nosso clube foi incrível, ainda mais quando soube que fui a ganhadora fiquei ainda mais feliz. O clube tem em sua base a interação e partilha de conhecimento, reflexões acerca do livro em pauta em cada encontro, é algo que me motivou mais a leitura, e a possibilidade de debater sobre o assunto com demais leitores é algo muito relevante pois podemos obter uma melhor formação quanto ao pensamento crítico a respeito da obra. Sempre são escolhidas obras de grande relevância, é uma experiência incrível, só participando dos encontros para ter essa sensação”.

Para o acadêmico do 3° período de Administração, Caio Pagel Piotrowski, participar do Clube do Livro da instituição é muito especial. “A cada encontro temos a oportunidade de conhecer mais sobre um livro novo, que virá a ser debatido por todos os participantes. É um lugar aconchegante, onde todos são bem-vindos a participar. Um lugar onde todos podemos dizer o que entendemos, expor nossas opiniões e aprender coisas novas, sem medo de interagir com o próximo”.

A professora, Me. Karine Albano ressaltou que o Clube do Livro é mais um diferencial que a Faculdade UNIGUAÇU possui.

“A participação dos alunos é fundamental para o desenvolvimento das ações do projeto. Temos momentos de leitura, diálogos, análises e muito aprendizado. A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Nesse sentido, a construção de um excelente profissional requer leitura, escrita e pensamento crítico. Por isso, se você é acadêmico da Faculdade UNIGUAÇU está convidado para conhecer nosso clube e fazer parte dessa ação incrível na Faculdade UNIGUAÇU”, finalizou.

Compartilhe:

Veja também

Nos preparativos finais: Falta m...

Inúmeras empresas vão marcar presença com stand próprio na feira, como ADS Drones, Biosolaris, Cocamar, Cresol, Fipal, Metalfor, Open Veículos e Grupo Pitangueiras...

Novembro azul: Câncer de próstat...

A campanha tradicionalmente voltada para a prevenção do câncer de próstata em homens agora inclui uma ênfase na saúde dos animais...

Faculdade UNIGUAÇU lança pós-gra...

Com um corpo docente de ponta, formado por especialistas, mestres e doutores...